Veículo aquático autônomo é tema de pesquisa do INCT-SEC em evento na Itália

Fonte: INCT-SEC/Assessoria de Comunicação da USP São Carlos

O professor José Roberto Monteiro durante entrevista à equipe do Ciência Web

O professor José Roberto Monteiro durante entrevista à equipe do Ciência Web

Como o Brasil possui amplo território com cerca de 50.000 km² de água, 9.000 km de costa e imensa diversidade de espécies da fauna e flora aquáticas, o desenvolvimento de ferramentas e métodos relacionados à questão da água é de interesse nacional. Nesse contexto, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) pesquisa e desenvolve veículos aquáticos para tarefas principalmente relacionadas ao monitoramento ambiental e controle de fronteiras.

O Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro, coordenador do grupo de trabalho dessa área (GT5) no INCT-SEC e docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, vai apresentar pesquisa sobre veículos aquáticos autônomos na International Conference on Electrical Systems for Aircraft, Railway and Ship Propulsion, que será realizada em Bologna, na Itália, até esta quinta-feira, dia 18 de outubro.

O artigo Development of an autonomous aquat ic vehicle employed on special activities também tem como autores o Prof. Dr. Francisco José Monaco e alunos da EESC e do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC-USP) – sede do INCT-SEC –: Gyverson Teixeira de Paula, Thales Eugenio Portes de Almeida, Marcelo Patrício de Santana, Júlio Cesar Faracco e e Renê de Souza Pinto. De acordo com Monteiro, o artigo trata dos sistemas de propulsão e navegação em embarcações autônomas aquáticas de superfície – ou barcos autônomos – que são totalmente limpos e não emitem poluentes. Além disso, apresentam grande autonomia, que é praticamente ilimitada. O evento, organizado pelo IEEE (Institute of Electrothecnical and Electronics Engineers) com as sociedades PES (Power Electronics Society) e IES (Industrial Electronics Society), é o principal na área de sistemas elétricos de propulsão para aeronaves, trens e navios.

Segundo Monteiro, “a relevância da participação na conferência está na divulgação de nossas pesquisas e nas possibilidades de contato com outros grupos da área”. Em relação à contribuição do INCT-SEC ao desenvolvimento da pesquisa, além do apoio financeiro, o professor destaca a ampliação da possibilidade de contato com outros grupos e segmentos, como empresas, que possuem interesse estratégico nos veículos náuticos autônomos.

Recentemente, a equipe do Ciência Web fez uma entrevista com o prof. José Roberto Monteiro para o programa De Cara com Feras sobre os veículos aquáticos autônomos. Clique aqui para assistir.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário