De telescópios à matéria escura: confira a programação do fim de semana no Observatório

Reportagem: Fernanda Vilela

Imagem de uma galáxia feita por um telescópio de raio X; a parte azul mostra onde há matéria escura (Crédito: NASA/CXC/CfA/STScI/ESO)

Imagem de uma galáxia feita por um telescópio de raio X; a parte azul mostra onde há matéria escura (Crédito: NASA/CXC/CfA/STScI/ESO)

O Observatório Dietrich Schiel, da USP em São Carlos, realizará neste fim de semana diversas atividades gratuitas e abertas ao público envolvendo temas da astronomia. Para quem gosta de ciência e ainda não tem planos para os próximos dias, é uma boa oportunidade de aprender e descobrir curiosidades sobre o assunto.

De sexta (13) a domingo (15) o Observatório estará aberto entre as 20h e 22h para a observação dos astros com os telescópios e a olho nu. Membros da equipe darão dicas e farão uma sessão de tira-dúvidas sobre a ciência dos astros.

No sábado (14), às 21h, Bruna Weise apresenta uma palestra na Sessão Astronomia em que abordará a matéria e a energia escura presentes no universo. O astrofísico e especialista em ensino de astronomia, André Luiz da Silva explica que 26% do universo é composto por um tipo de matéria que só revelava a sua presença por sua influência gravitacional. “A maioria das coisas que descobrimos até hoje sobre o universo veio a partir da observação. A matéria escura não emite luz, por isso é tão difícil estudá-la e entendê-la”, disse.

Sobre a energia escura, que também é tema da palestra, Silva comenta que há muito tempo é sabido que o universo se expande, de acordo com a teoria do Big Bang. Porém, em 1998 descobriu-se que essa expansão vem sofrendo uma aceleração por conta de alguma energia que não sabemos de onde vem. “Apelidaram essa misteriosa força de ‘energia escura’, pois os estudiosos não fazem ideia de como isso acontece”, explicou.

Além disso, no domingo (15), das 14h às 16h, haverá observação do sol no Domingo Solar, uma oportunidade para o público em geral conhecer mais detalhes sobre o astro. Às 20h, o Cine Observatório exibirá quatro episódios dublados em português da série francesa “Espaçonave Terra”.

Todas as atividades serão realizadas no Observatório Dietrich Schiel, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9191.

Deixe um comentário

Arquivado em Astronomia, São Carlos

Deixe um comentário