Entendendo a Astronomia

Cursos oferecidos pelo Observatório Dietrich Schiel, da USP São Carlos, preparam os alunos para a Olimpíada de Astronomia e também mostram ao público em geral curiosidades sobre essa área do conhecimento

Reportagem: Thaís Cardoso

Alunos que quiserem participar da olimpíada Brasileira de Astronomia poderão se preparar com curso oferecido pelo Observatório

Alunos que quiserem participar da olimpíada Brasileira de Astronomia poderão se preparar com curso oferecido pelo Observatório

Está pensando em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ou queria apenas conhecer melhor essa instigante ciência? Então fique de olho: o Observatório Dietrich Schiel, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP São Carlos está com inscrições abertas para dois cursos que podem te interessar.

OBA

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica já estão abertas e vão até o dia 16 de março. Se você é de São Carlos e região e decidiu fazer parte do time de alunos que vai prestar as provas neste ano, uma forma legal de se preparar é o curso que o Observatório oferece de 8 de março a 3 de maio, sempre aos sábados.

As inscrições começam no dia 4 de fevereiro, terça-feira e vão até o primeiro dia do minicurso ou até as vagas se esgotarem. O conteúdo contempla apenas os níveis 3 e 4 da Olimpíada, que correspondem aos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e aos alunos de ensino médio. São oferecidas 40 vagas para cada nível e as inscrições podem ser feitas pessoalmente no Observatório, pelo telefone (16) 3373-9191 ou pelo e-mail cda@cdcc.usp.br. Mais informações neste link.

Introdução à Astronomia

Mas se você tem mais de 14 anos e quer apenas conhecer melhor essa ciência tão curiosa, a dica é o minicurso de Introdução à Astronomia que o Observatório vai oferecer de 28 de fevereiro a 25 de abril, sempre às sextas-feiras. Não é preciso ter conhecimento na área ou ser estudante – o minicurso é aberto a todos os públicos.

Está interessado? Então fique atento: as inscrições começam também no dia 4 de fevereiro e vão até o primeiro dia do minicurso ou até as 50 vagas disponíveis se esgotarem. Mas não espere até a última hora para se inscrever. Segundo o astrofísico do Observatório André Luiz da Silva, no ano passado as vagas foram preenchidas em apenas quatro dias.

O conteúdo engloba conceitos básicos de Astronomia e as aulas incluem o uso de recursos multimídia, atividades práticas de observação do céu e manuseio de telescópios. As inscrições também podem ser feitas pessoalmente no Observatório, pelo telefone (16) 3373-9191 ou pelo e-mail cda@cdcc.usp.br. Ao final, os participantes com mais de 75% de presença receberão um certificado. Mais informações neste link.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Astronomia, São Carlos, Uncategorized

Uma resposta para “Entendendo a Astronomia

  1. É sempre bom poder compreender melhor o mundo que nos cerca tendo sempre uma melhor perspectiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s