Programação do fim de semana traz astronomia e história contada pelo jornalismo

Reportagem: Thaís Cardoso

Tela "A noite estrelada", de Van Gogh, é exemplo de como arte e astronomia se mesclam

Tela “A noite estrelada”, de Van Gogh, é exemplo de como arte e astronomia se mesclam

Se você está sem ideia do que fazer neste final de semana, há atrações bem interessantes no Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e também na UFSCar. Veja só a programação!

Astronomia em pincéis

Observar o céu à noite encanta muita gente, e não é de hoje. Muitos artistas já foram seduzidos por essa beleza e tentaram reproduzi-la em suas telas. O impressionista holandês Vincent Van Gogh, famoso por seus quadros de girassóis, foi um deles. A perfeição com que ele reproduzia o céu era tanta, que é possível identificar estrelas e constelações em suas obras.

Esse e outros artistas que mesclaram arte e astronomia em seus trabalhos serão o tema da Sessão Astronomia deste sábado, dia 22. A palestrante será Bruna Donadel Weise, da equipe do Observatório O evento começa às 21h e é gratuito.

Espaçonave Terra

No domingo, o Cine Observatório exibe às 20h mais quatro episódios da série “Espaçonave Terra”, uma produção francesa que retrata a trajetória do planeta ao redor do sol nos 365 dias do ano. Nesta semana, serão apresentados os episódios 37 – Plutão: planeta, asteroide ou lua? Urano: dias e noites de quarenta e dois anos (atenção: série produzida antes da reclassificação de Plutão como planeta anão); 38 – A Sombra da Terra, A Lua Vermelha; 39 – O que é equinócio, dias de 22 horas; 40 – Por que estamos em órbita? A Lua está se afastando da Terra.

O Observatório Dietrich Schiel fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3373 9191.

Imprensa conta história da UFSCar

Considerada um dos patrimônios científicos e educacionais de São Carlos, a UFSCar tem sua história contada de uma forma diferente em uma exposição realizada na Biblioteca Comunitária da Universidade. “Imprensa, história e memória: a UFSCar contada pelo Jornalismo” reúne recortes de jornais e revistas com notícias, editoriais, reportagens, artigos e notas em que o nome da instituição é citado – um procedimento conhecido em jornalismo como clipping.

A exposição faz parte das comemorações dos 25 anos da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar e pode ser vista até o dia 7 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3351 8747.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s